----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Google Translate

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Review - Battle Stadium D.O.N (parte 1)

E aí pessoal,

como prometido, hoje temos a review do Battle Stadium D.O.N. Desculpe o atraso, é que tive problemas em conseguir imagens. Apreciem (ou não):


Battle Stadium D.O.N
DESENVOLVEDORAS: Q Entertainment; 8ing
PULICADORA: Namco Bandai
DATA DE LANÇAMENTO: 20/07/2006 (apenas no Japão)
PLATAFORMAS: PlayStation 2; GameCube

Battle Stadium D.O.N talvez seja um sonho realizado para muitos otakus. Quem imaginaria um jogo crossover entre animes em que descessem o braço uns nos outros? Pois é, a Namco Bandai, que já produzia jogos dos mangás/animes da Shonen Jump, imaginou e juntou os poderosos lutadores do maior e melhor anime da Shonen Jump, o Dragon Ball Z com os piratas do grande e inacabável One Piece e ainda os ninjas do anime "da moda", o Naruto. Daí vem o nome D.O.N.
O jogo foi lançado apenas no Japão, mas isso não impediu que a ISO do jogo rodasse o mundo através da internet.

A jogabilidade é baseada na série Super Smash Bros. da Nintendo, podem ter até 4 lutadores em uma arena interativa, com itens de ajuda espalhados pela arena, quase todos retirados dos próprios animes. Mas as diferenças são notáveis se comparado ao Super Smash Bros., pois a jogabilidade é mais rápida se comparada com ele. A vida dos lutadores também é diferente, há apenas uma barra de vida, compartilhada entre todos os lutadores e o objetivo é aumentar sua parte da barra e diminuir a dos outros até que você tome conta de toda a barra e para fazer isso bastar erguer os adversários no cacete e pegar as orbs vermelhas que os personagens deixam ao ser atingidos, isso aumenta a barra de vida. Quando você toma conta de maior parte da barra de vida, seu personagem entra em Burst Mode, o que faz com que ele se transforme e fique mais forte, a transformação vai depender do personagem, por exemplo, Goku se transforma em SSJ, Luffy ativa o 2nd Gear, Naruto usa a Kyuubi, etc., porém o Burst Mode trás riscos, você corre risco de levar um Reverse Attack, um golpe que faz você sair do Burst Mode e perder boa parte de sua barra de vida.
Para os golpes, há um botão para golpes fracos, outro para fortes e um de especiais, sendo que os fortes e os especiais gastam a barra de energia. Os golpes são definidos a medida que você aperta um botão combinado apenas com uma das direções, esquerda, direita, baixo e cima, o que gera golpes diferentes tanto nos golpes fracos como os fortes. Os controles respondem muito bem. Há apenas um especial por personagem que são executados com apenas um botão, no caso, os ataques mais fortes de cada personagem. Estes especiais ficam monstruosos no Burst Mode.
Todos sabemos que os personagens de Dragon Ball Z são infinitamente mais fortes que os outros, mas como isso é um jogo, os personagens foram balanceados, de modo que você consiga fazer com que o Vegeta seja um verme insolente nas mãos da Sakura por exemplo. Apesar do balanceamento, os personagens não perderam as habilidades características do que são, os Guerreiros Z, por exemplo, tem o Air Dash, o que faz jus a habilidade de voar (exeto o Majin Buu que tem o pulo triplo ao envés disso), os de Naruto tem corrida aparentemente mais rápida que os demais, fazendo jus a serem ninjas, etc.

Os gráficos dão um show, são 3D e com a jogabilidade 2D são perfeitos. Os personagens estão exatamente iguais como vemos em seus animes graças a técnica de Cell Shading. As arenas também não pecam, porém ainda é notável a baixa resolução de gráficos e a falta de remasterização em algumas partes, tal como a torcida na arena do Torneio de Artes Marciais ou os personagens câmeo na arena de Konoha, e uma pequena falha gráfica na capa do Majin Buu durante seu especial, mas são pequenas imperfeições, o que não tira a beleza gráfica do jogo.

O som do jogo é bom, as músicas são novas, mas combinam exatamente com todos os animes, como as músicas de ação do DBZ, as em tom "aventuresco" do One Piece e as em temas japoneses do Naruto. Os efeitos sonoros não são tão bons assim, deveriam ser como são em seus respectivos animes, mas não são, os sons são novos, isso tira um pouco a emoção ao lançar um Kamehameha e ouvir um som diferente do que estamos acostumados, um som apagado. Quanto as vozes não há do que reclamar, são os dubladores japoneses originais de cada anime.

Os modos de jogo são aqueles que vemos em qualquer jogo de luta e mais uns diferentes, o History Mode é um modo Arcade, o Survival Mode em que é a barra de vida torna-se como em um jogo de luta comum e tem que sobreviver, o Time Attack em que você tem o desafio de derrotar o máximo de Mini-Majin Buus possíveis, o Pratice para treinar, o Battle para batalhas multiplayer e ainda um modo de batalhas personalizadas, além do Gallery a ser liberado, onde você vê informações dos personagens (se souber ler japonês... XD) e o Options.

Continua...

Nenhum comentário: